Prova
Surpresa – 20%
Participação em classe – 20%
Ensaio crítico – 30 %
Relatório de práticas – 30%
Prova Surpresa
A prova surpresa constará dos assuntos discutidos nas aulas
teóricas e práticas e poderá ser realizada
em qualquer dia de aula ao longo do semestre, o objetivo da mesma
é avaliar o nível de percepção dos estudantes,
sem preparação prévia.
Participação em Classe
A presença dos alunos na sala de aula não é
compulsória e não é feita chamada, contudo
a presença/ausência é um dos itens para a composição
da nota de participação em classe. É recomendável
que os alunos cheguem no primeiro quarto de hora, pois não
será permitida a entrada de alunos na aula teórica
após este período. Às aulas práticas,
os alunos só serão admitidos ao laboratório
com indumentária adequada. Os estudantes que sentirem necessidade
de realizar um seminário ou sugerirem outros atividades de
desempenho poderão faze-lo, inclusive com liberdade da escolha
do tema, desde que isto seja comunicado ao professor da disciplina,
com uma antecedência mínima de, pelo menos, duas semanas.
Ensaio Crítico
O ensaio crítico tem como objetivo desenvolver e estimular
a capacidade de escrever dos estudantes sobre temas ligados à
disciplina. Os estudantes prepararão o ensaio, a partir da
literatura levantada pelos próprios e o mesmo será
lido uma primeira vez pelo professor, e devolvido com as recomendações
de aperfeiçoamento dos mesmos. As referências bibliográficas
devem corresponder apenas aos trabalhos citados e citações
de citações não serão bem-vindas. O
ensaio é trabalho individual. As normas da ABNT deverão
ser respeitadas.
Relatório de Práticas
O relatório de práticas deve ser escrito em forma
de artigo científico, portanto com título, resumo,
intridução, materiais e métodos, resultados,
discussão, conclusões e referências bibliográficas,
de forma clara, detalhada e com as referências de acordo com
as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira
de Normas Técnicas) Citações e Referências
a Documentos Eletrônicos. Embora os trabalhos sejam desenvolvidos
em equipes a serem definidas pelos próprios alunos, o relatório
de práticas é individual e os resultados de outras
equipes também devem ser mencionados, comentados e discutidos,
quando for o caso.
Exame Final
O exame final constará de todos os trabalhos (teóricos
e práticos) realizados ao longo do semestre. As questões
deverão privilegiar o raciocínio e a capacidade de
resolver problemas em Ecotoxicologia e Biomonitoramento.
Leitura Recomendada
Abel, P. D. V. A., Ed. (1991). Ecotoxicology and the Marine Environment.
Chichester, Ellis Horwood Ltd.
Gary M. Rand, P. D. (1995). Fundamentals of Aquatic Toxicology,
2ª ed. Taylor & Francis, Washington D,C., EUA.
Ellenberg, H., U. A., R. Bretthauer, B. Ruthsatz & L. Steubing,
Ed. (1991). Biological Monitoring. Signals from the Environment.
GTZ, Eschborn, Alemanha.
P.W. Greig-Smith, H. B., P.J. Edwards, F. Heimbach (1992). Ecotoxicology
of Earthworms. Intercept, Andover, Reino Unido.
Leitura Compulsória
Espíndola, E.L.G. et al., (2000). Ecotoxicologia. Uma Perspectiva
para o Século XXI. Editora RIMA, São Carlos, Brasil.
Livro que se encontra na fotocopiadora do Instituto de Biologia
e de onde artigos serão comentados e discutidos na sala de
aula. Indispensável a leitura e consulta de capítulos.
Journal of Environmental Toxicology and Chemistry http://etc.allenpress.com/entconline/?request=index-html
É de extrema importância a consulta a este periódico,
o qual existe na Biblioteca Central. Artigos deste deverão
servir como referência para a elaboração do
ensaio crítico e alguns artigos do mesmo serão recomendados
para a leitura ao longo do semestre.
Para consultar outros periódicos:
www.periodicos.capes.gov.br
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