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Prova Surpresa – 20%
Participação em classe – 20%
Ensaio crítico – 30 %
Relatório de práticas – 30%

Prova Surpresa

A prova surpresa constará dos assuntos discutidos nas aulas teóricas e práticas e poderá ser realizada em qualquer dia de aula ao longo do semestre, o objetivo da mesma é avaliar o nível de percepção dos estudantes, sem preparação prévia.

Participação em Classe

A presença dos alunos na sala de aula não é compulsória e não é feita chamada, contudo a presença/ausência é um dos itens para a composição da nota de participação em classe. É recomendável que os alunos cheguem no primeiro quarto de hora, pois não será permitida a entrada de alunos na aula teórica após este período. Às aulas práticas, os alunos só serão admitidos ao laboratório com indumentária adequada. Os estudantes que sentirem necessidade de realizar um seminário ou sugerirem outros atividades de desempenho poderão faze-lo, inclusive com liberdade da escolha do tema, desde que isto seja comunicado ao professor da disciplina, com uma antecedência mínima de, pelo menos, duas semanas.

Ensaio Crítico

O ensaio crítico tem como objetivo desenvolver e estimular a capacidade de escrever dos estudantes sobre temas ligados à disciplina. Os estudantes prepararão o ensaio, a partir da literatura levantada pelos próprios e o mesmo será lido uma primeira vez pelo professor, e devolvido com as recomendações de aperfeiçoamento dos mesmos. As referências bibliográficas devem corresponder apenas aos trabalhos citados e citações de citações não serão bem-vindas. O ensaio é trabalho individual. As normas da ABNT deverão ser respeitadas.

Relatório de Práticas

O relatório de práticas deve ser escrito em forma de artigo científico, portanto com título, resumo, intridução, materiais e métodos, resultados, discussão, conclusões e referências bibliográficas, de forma clara, detalhada e com as referências de acordo com as normas vigentes da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Citações e Referências a Documentos Eletrônicos. Embora os trabalhos sejam desenvolvidos em equipes a serem definidas pelos próprios alunos, o relatório de práticas é individual e os resultados de outras equipes também devem ser mencionados, comentados e discutidos, quando for o caso.

Exame Final

O exame final constará de todos os trabalhos (teóricos e práticos) realizados ao longo do semestre. As questões deverão privilegiar o raciocínio e a capacidade de resolver problemas em Ecotoxicologia e Biomonitoramento.

 

Leitura Recomendada

 

Abel, P. D. V. A., Ed. (1991). Ecotoxicology and the Marine Environment. Chichester, Ellis Horwood Ltd.

Gary M. Rand, P. D. (1995). Fundamentals of Aquatic Toxicology, 2ª ed. Taylor & Francis, Washington D,C., EUA.

Ellenberg, H., U. A., R. Bretthauer, B. Ruthsatz & L. Steubing, Ed. (1991). Biological Monitoring. Signals from the Environment. GTZ, Eschborn, Alemanha.

P.W. Greig-Smith, H. B., P.J. Edwards, F. Heimbach (1992). Ecotoxicology of Earthworms. Intercept, Andover, Reino Unido.

 

Leitura Compulsória

 

Espíndola, E.L.G. et al., (2000). Ecotoxicologia. Uma Perspectiva para o Século XXI. Editora RIMA, São Carlos, Brasil.

Livro que se encontra na fotocopiadora do Instituto de Biologia e de onde artigos serão comentados e discutidos na sala de aula. Indispensável a leitura e consulta de capítulos.

Journal of Environmental Toxicology and Chemistry http://etc.allenpress.com/entconline/?request=index-html

É de extrema importância a consulta a este periódico, o qual existe na Biblioteca Central. Artigos deste deverão servir como referência para a elaboração do ensaio crítico e alguns artigos do mesmo serão recomendados para a leitura ao longo do semestre.

Para consultar outros periódicos:

www.periodicos.capes.gov.br